quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

O GATO DE BOTAS
















Era uma vez um camponês muito pobre. Ele tinha três filhos, e quando morreu deixou tudo que tinha para eles. O primeiro herdou um moinho, o segundo um burro e o terceiro ficou com o gato de estimação.

O terceiro filho ficou muito aborrecido porque não sabia o que fazer com o gato. Entretanto, este era um animal muito especial.

O gato pediu para seu novo dono, que lhe arrumasse um par de botas e um saco de milho, que em troca lhe traria muitas riquezas. Meio desconfiado, o jovem gastou todas as suas economias com o pedido do gato. Este saiu correndo pela floresta, em busca do que prometera para seu novo dono.

Reinava naquele lugar, um rei louco por perdizes. O gato pegou o saco de milho, fez uma armadilha, e aprisionou algumas delas. Em seguida ofereceu a sua caça ao rei, dizendo tratar-se de um presente de seu amo, que era um conde muito importante. Este ficou imensamente agradecido, entregou um saco cheio de ouro, para que o gato levasse a seu amo. Nos dias seguintes, o gato sempre levava perdizes ao rei, e em troca trazia ouro.

Um dia o gato ficou sabendo que o rei estaria passeando com a princesa perto da casa do camponês. Ele pediu para seu dono ir nadar no lago, e escondeu as roupas dele.

Quando o rei passava por ali, ele parou a carruagem:
- Me ajude alteza, meu dono estava nadando na lagoa e um ladrão roubou as suas roupas!

O rei, reconhecendo o gato, pediu que o cocheiro voltasse ao castelo, e trouxesse a roupa mais bonita que encontrasse. Depois disso convidou o jovem para passear com eles.

O gato ia correndo na frente e a todos os lavradores que encontrava, ordenava que dissessem ao rei, que eram trabalhadores do conde da região.

O rei ficou muito impressionado com a quantidade de terra e de lavradores que o conde possuía. Cada vez que perguntava quem era o patrão das pessoas que o encontrava no caminho, a resposta era sempre o conde.

Enquanto isso, o gato seguia na frente da carruagem. Chegou ao castelo de um bruxo, que era o verdadeiro dono daquelas terras. O gato foi logo perguntando:
- Ahh, um leão é muito fácil, quero ver você conseguir se transformar em um animal bem pequenino, como um rato, por exemplo.

Na mesma hora o bruxo se transformou em um pequenino camundongo. De um só pulo. O gato apanhou o rato e o engoliu. Quando o rei chegou ao local do castelo, da porta deste, o gato chamou:
- Sua majestade! Venha conhecer o castelo do conde, meu amo. Estávamos ansiosos esperando sua visita.

O rei ficou impressionado com tamanho luxo e riqueza. Resolveu que o conde seria um excelente marido para sua filha, e assim sendo concedeu a mão da princesa para este. O casamento deles foi o mais lindo de que se teve notícia.