quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

O TREM DA AVENTURA:

Há muitos anos atrás, no começo do século passado, o pequeno William iria viver a maior de todas as aventuras, seria um dos primeiros meninos a viajar na assustadora e maravilhosa invenção do seu tempo: o trem.

Na pequena estação, os corajosos homens e mulheres que iriam realizar a primeira viagem no "monstro de ferro" aguardavam com curiosidade a aparição da máquina. William tremia de emoção e medo, segurava bem firme a mão de sua mãe. Logo ele apareceu, enorme, expelindo fumaça como um chaminé e fazendo um barulho como se fosse um trovão: um enorme trem a vapor.

Quando entraram, William maravilhou-se com a beleza e o espaço dos vagões. Passeou pelo vagão restaurante, pelos vagões de passageiros e finalmente chegou até a locomotiva, onde conheceu o senhor Artur, o maquinista.

O chefe da estação, deu o sinal, o sino tocou e o trem começou a mover-se. Depois do primeiro susto, diante da arrancada do trem, todos se acomodaram e passaram a contemplar a paisagem. Era admirável! Todos viam as fazendas, vales e montanhas passarem pela a janela com uma rapidez assombrosa.

William tanto pediu, que sua mãe deixou que ele acompanhasse o seu pai até onde estava o maquinista. Lá, senhor Artur mostrava aos curiosos como trem era conduzido: homens lançavam carvão nas fornalhas e ele operava a máquina. Senhor Artur contou-lhe, como era difícil para colocar aqueles trilhos que serviam de caminho para o trem. Ele fez parte do grupo de homens que enfrentou os índios: uns colocavam a madeiras, outros mantiam os índios a distancia com rifles. Enfrentaram tempestades, neve, sol escaldante e até seca, mas conseguiram terminar.

O trem continuava sua viagem, o senhor, Artur continuava a história: colocaram trilhos em vales, subiram montanhas, construíram pontes e criaram caminhos até em desfiladeiros. Todos teriam oportunidade de ver o que senhor, Artur dissera: um majestoso caminho apareceu pela frente. Atravessaram um desfiladeiro enorme, onde lá embaixo corria um belo rio.

De repente, diante deles estava uma imponente montanha. Como um monstro que abre sua boca, apareceu uma enorme gruta e o trem seguiu adiante: estavam atravessando um túnel escavado dentro da montanha!

Seguiam a viagem, quando ouviram gritos e tiros. Assaltantes a cavalo tentavam parar o trem. Enquanto as damas e crianças se reuniam no centro do vagão, os homens procuravam afastar os bandidos. O maquinista ordenou aos ajudantes que colocassem mais carvão. Com força e grande habilidade, senhor Artur conseguiu que o trem aumentasse a velocidade, deixando os bandidos para trás.

Depois de passado o susto, todos foram ao vagão restaurante. Comiam, cantavam e conversavam sobre a grande viagem. Algumas horas depois, William pôde ver ao longe a estação de chegada.

Quando o trem parou na estação, ouviu-se música da banda da cidade, gritos e palmas das pessoas reunidas. Era um evento importante, aqueles que estavam no trem, eram heróis e já tinham muito para contar. Para William foi a maior aventura de sua vida, e aquele trem seria um marco na história.